Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que é o Espírito Santo ?

Certa vez Jesus perguntou a seus discípulos: “Qual é o pai entre vós que, se o seu filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe entregará um escorpião?” (Lucas 11:11, 12) As crianças na Galiléia gostavam de comer ovos e peixe, de modo que era normal pedirem insistentemente que seus pais lhes dessem exatamente o que queriam.

Jesus disse que devemos pedir espírito santo com persistência assim como uma criança que está com fome pede comida. (Lucas 11:9, 13) Compreender a natureza do espírito santo nos ajudará a entender o importante papel que ele pode ter em nossa vida. Então, vejamos primeiro o que a Bíblia ensina a respeito do espírito santo.

Poder do Altíssimo

As Escrituras deixam claro que o espírito santo é a força que Deus usa para realizar sua vontade. Quando o anjo Gabriel revelou a Maria que ela teria um filho apesar de ser virgem, ele disse: “Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus.” (Lucas 1:35) Segundo as palavras de Gabriel, há uma relação entre o espírito santo e o “poder do Altíssimo”.

Uma idéia similar aparece em outras partes da Bíblia. O profeta Miquéias disse: “Eu mesmo fiquei cheio de poder com o espírito de Jeová.” (Miquéias 3:8) Jesus prometeu a seus discípulos: “Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder.” (Atos 1:8) E o apóstolo Paulo falou do “poder de espírito santo”. (Romanos 15:13, 19).

Portanto, o que concluímos de tudo isso? Que há uma relação estreita entre o espírito santo e o poder de Deus. O espírito santo é o meio que Jeová usa para exercer o seu poder. Em termos simples, o espírito santo é o poder de Deus em ação, ou sua força ativa. E que força impressionante! Não dá para imaginar o poder que foi necessário para criar o inteiro Universo. Por meio do profeta Isaías, Jeová sugeriu que meditássemos no seguinte: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (Isaías 40:26).

Assim, a Bíblia indica que o Universo e toda a sua ordem e harmonia existem graças à “energia dinâmica”, ou poder, do Deus Todo-Poderoso. Sem dúvida, a força ativa de Deus é imensa, e nossa própria existência depende dela. - Veja o quadro “O espírito santo em ação”.

O ESPÍRITO SANTO EM AÇÃO

A terra
Deus usou o espírito santo para criar a Terra e o restante do Universo. “Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizeste em sabedoria. A terra está cheia das tuas produções”, exclamou o salmista. “Se envias teu espírito, são criados.”
Salmo 104:24,30;Gênesis 1:2Jó 33:4.



O apóstolo Paulo
O espírito santo inspirou homens tementes a Deus a escrever a Bíblia. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa”, escreveu o apóstolo Paulo. (2 Timóteo 3:16) A palavra grega traduzida “inspirada por Deus” significa literalmente “soprada por Deus”. O sopro de Jeová, ou espírito, direcionou os pensamentos dos escritores da Bíblia para que transmitissem “a palavra de Deus”.  - 1 Tessalonicenses 2:13.


Noé e a arca
O espírito santo habilitou os servos de Deus a predizer o futuro com exatidão. O apóstolo Pedro disse: “Nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular. Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.” - 2 Pedro 1:20, 21Joel 2:28.


Jesus curando um homem cego
O espírito santo ajudou Jesus e outros homens de fé a pregar as boas novas do Reino de Deus e a realizar milagres. Jesus disse: “O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres, enviou-me para pregar livramento aos cativos e recuperação da vista aos cegos.” — Lucas 4:18Mateus 12:28.

Jeová pode usar seu espírito santo em grande escala, como na criação do Universo. Mas ele também pode usá-lo em favor de sua criação humana. A Bíblia fala de muitas ocasiões em que Deus, por meio de sua força ativa, infundiu poder em seus servos na Terra.

O espírito de Jeová está sobre mim

O ministério de Jesus nos dá um vislumbre fascinante de como o espírito santo de Deus pode dar poder a seus servos. “O espírito de Jeová está sobre mim”, disse Jesus ao povo de Nazaré. (Lucas 4:18) O que Jesus realizou “no poder do espírito”? (Lucas 4:14) Ele curou todo tipo de doenças, acalmou um mar enfurecido, alimentou milhares de pessoas com alguns pães e peixes e até trouxe mortos de volta à vida. O apóstolo Pedro descreveu Jesus como “homem publicamente mostrado . . . por Deus, por intermédio de poderosas obras, e portentos, e sinais, que Deus fez por intermédio dele”. (Atos 2:22).

Atualmente, o espírito santo não realiza milagres como esses. No entanto, ele pode fazer coisas impressionantes por nós. Jeová tem prazer em dar seu espírito santo a seus adoradores, como Jesus garantiu a seus discípulos. (Lucas 11:13) Por isso, o apóstolo Paulo podia dizer: “Para todas as coisas tenho força em virtude daquele que me confere poder.” (Filipenses 4:13).


Uma força que você precisa em sua vida

“Não me lances fora de diante da tua face; e não tires de mim o teu espírito santo.” (Salmo 51:11) Essa foi a oração fervorosa que o Rei Davi fez depois de ter cometido um erro grave.

Davi conhecia o poder do espírito santo já por muito tempo. Ele ainda era adolescente quando esse espírito o habilitou a vencer Golias — um temível soldado. (1 Samuel 17:45-50) O espírito santo também tinha lhe dado poder para escrever alguns dos salmos mais bonitos já compostos. “Foi o espírito de Jeová que falou por meu intermédio, e a sua palavra estava na minha língua”, disse Davi. (2 Samuel 23:2).

O próprio Jesus Cristo confirmou o papel do espírito santo na vida de Davi. Em certa ocasião, Jesus declarou: “O próprio Davi disse, pelo espírito santo: ‘Jeová disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.”’” (Marcos 12:36; Salmo 110:1) Jesus sabia que quando Davi escreveu seus salmos, ele foi guiado pelo espírito santo.


MANEIRAS EM QUE O ESPÍRITO SANTO PODE NOS AJUDAR

Uma mulher orando
O espírito santo pode dar-lhe forças para lutar contra tentações e vencer hábitos prejudiciais. O apóstolo Paulo disse: “Deus é fiel, e ele não deixará que sejais tentados além daquilo que podeis agüentar, mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possais agüentar.” — 1 Coríntios 10:13.



Um homem ajudando uma mulher com suas compras
O espírito santo pode ajudá-lo a cultivar qualidades piedosas. ‘O fruto do espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei.’ — Gálatas 5:22, 23.




Uma família em um cemitério
O espírito santo pode fortalecer você para suportar provações. “Para todas as coisas tenho força em virtude daquele que me confere poder.” — Filipenses 4:13.


Sob o poder fortalecedor do espírito santo, você poderá receber forças para ser bem-sucedido em servir a Deus e para enfrentar qualquer desafio que surja na sua vida. A Bíblia dá a seguinte garantia: “Jeová dá poder ao cansado; e faz abundar a plena força para aquele que está sem energia dinâmica. Os que esperam em Jeová recuperarão poder. Ascenderão com asas quais águias. Correrão e não se fatigarão; andarão e não se cansarão.” - (Isaías 40:28-31).

A Sentinela  de 1º de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário