Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sem viu a maldade de dois mundos

Sem, filho de Noé, viu o fim de um mundo, mas sobreviveu e passou para um mundo novo. 

Quando Sem era jovem, "a maldade do homem" era grande, diz a Bíblia. As pessoas só pensavam em coisas más o tempo todo. Deus então trouxe o dilúvio que acabou com aquele mundo perverso. O apóstolo Pedro escreveu: "O mundo daquele tempo sofreu destruição, ao ser inundado pela  água". (Gênesis 6:5; 2 Pedro 3:6).

Deus destruiu aquele mundo porque as pessoas eram más e pensavam em coisas más todo tempo. Jesus falou sobre isso. Ele disse que "antes do dilúvio" as pessoas se divertiam "comendo e bebendo", "casando-se e sendo dadas em casamento". Ele disse mais: "Não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos". (Mateus 24:37-39).


Mas afinal o que aquele povo ignorou ? Noé, pai de Sem, era "pregador da justiça", mas o povo não deu ouvidos ao que ele dizia. Noé obedeceu a Deus e construiu uma arca, um grande barco onde ele e sua família ficariam a salvo durante o dilúvio. Apenas Noé, sua esposa e seus filhos - Sem, Cã e Jafé - e suas esposas fizeram o que Deus queria. As outras pessoas só fizeram o que elas queriam e, por isso, foram destruídas no dilúvio. (2 Pedro 2:5; 1 Pedro 3:20).

Depois de ficar um ano dentro da arca, Sem e sua família saíram dela em terra seca. Todas as pessoas más tinham desaparecido, mas isso logo mudou. Canaã, filho de Cã, irmão de Sem, fez algo tão mau que Noé disse: "Maldito seja Canaã." Ninrode, neto de Cã também era mau. Ele foi contra o Deus verdadeiro, Jeová, e mandou as pessoas construir uma grande torre chamada Babel para ficarem famosos. (Gênesis 9:25; 10:6-10; 11:4,5).


Noé e Sem ficaram tristes,e Jeová também. Então Jeová confundiu a língua do povo para  que não entendessem uns aos outros. Então, tiveram de parar a construção e se mudar para lugares diferentes com os que falavam a mesma língua. (Gênesis 11:6-9). Mas Deus não mudou a língua de Sem e da sua família. Assim eles puderam ficar juntos e ajudar uns aos outros a servir a Deus.

Sem viveu até os 600 anos. Ele viveu 98 anos antes do dilúvio e 502 anos depois. Ele certamente ajudou Noé a construir a arca e avisar as pessoas sobre o dilúvio. E o que Sem fez nos mais 500 anos que viveu depois do dilúvio ? Noé disse que Jeová era o "Deus de Sem". Então, com certeza, Sem continuou a servir a Jeová e a ajudar os membros de sua família a fazer o mesmo. Mais tarde, nasceram Abraão, Sara e Isaque como parte dessa família. (Gênesis 9:26; 11:10-31; 21:1-3).

Desde o tempo de Sem o mundo tem ficado cada vez mais ruim. O que vai acontecer com ele ? A Bíblia diz que "o mundo está passando". Mas veja a promessa: "Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Assim, se fizermos a vontade de Deus, estaremos entre aqueles que vão sobreviver para o novo mundo. Então, com a ajuda de Jeová, viveremos para sempre felizes na terra. (1 João 2:17; Salmo 37:29; Isaías 65:17).

A Sentinela  de 1º de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário